Quando o assunto é sobre o cabelo, muitas vezes, liga-se a isso as temáticas de saúde e beleza, e consequentemente relaciona-se à autoestima das pessoas que têm procurado frequentemente o especialista que estuda e cuida de problemas localizados nos fios do cabelo e do corpo e, também, no couro cabeludo, chamado de tricologista. A tricologia encontra-se interna à Dermatologia, que é mais abrangente. Um dos principais problemas que acometem os fios são as quedas exageradas de cabelo, denominadas de alopecia, e elas podem estar relacionadas a diversos fatores, entre eles a má alimentação.

Um dos tipos mais frequentes de queda capilar é a alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, em que há uma diminuição parcial ou total dos fios do cabelo, e até a inexistência de fios em alguma área da cabeça ou do corpo. Ocorre, inicialmente, um afinamento e enfraquecimento capilar, levando a um estágio de perda gradativa e acentuada dos cabelos em diversas regiões superiores da cabeça, como na parte frontal, temporal e parietal. Nessa alopecia, com a ação do tempo, ocorre o atrofiamento e a extinção de folículos capilares, mas geralmente, as partes mais laterais inferiores e posteriores do couro cabeludo são imunes, assim uma pequena parte dos fios permanecem nessa região. A calvície pode atingir qualquer área do corpo, porém é mais comum na região do couro cabeludo. Nos homens ela pode ser mais frequente, mas a calvície também acomete mulheres.

A calvície possui várias causas, entre elas fatores genéticos herdados, alterações emocionais ou fisiológicas, uso de produtos químicos agressivos ao couro cabeludo, banhos demorados e frequente com água quente, tratamentos estéticos no cabelo, como alisamentos ou tingimentos que danificam áreas do couro cabeludo, e também a alimentação incorreta e deficiente em substancias presentes em alimentos, como as vitaminas, proteínas e minerais, que são fundamentais para a saúde dos fios do couro cabeludo e do corpo. Assim, faz-se necessário iniciar uma alimentação que seja correta e rica em substâncias que irão retardar o surgimento precoce ou até combater essa alopecia.
Neste post será apresentado alguns alimentos que oferecem substâncias essenciais e necessárias ao organismo, possibilitando uma desaceleração ou impedimento do processo da calvície.

Vegetais de folha verde escura: Ingerir vegetais, principalmente os de folha verde escura, como a couve, o espinafre, a rúcula, a chicória e o agrião, é essencial para o fortalecimento do cabelo, pois esses vegetais fornecem diversas vitaminas, como as vitaminas A,C, D, K, vitaminas do complexo B, além de cálcio, ferro e fósforo.
Grãos: fornecem vitaminas D, E e do complexo B, e também zinco e ferro. Grãos integrais, como amaranto, quinua, chia, e arroz são ricos em proteína, o que aumenta o índice de colágeno e queratina no corpo, fortalecendo os cabelos para um crescimento saudável.

Leite e seus derivados: os cabelos ficam brilhosos e fortes, pois o leite e derivados dele são ricos em cálcio, substância que impede os fios de ficarem quebradiços ou sem vida.

Castanha do Pará: um dos melhores alimentos para o retardamento da Calvície, pois possui selênio, mas deve ser ingerido em pequenas quantidades, já que se ingerido em excesso pode ocorrer uma intoxicação. A castanha do Pará tem grandes quantidades de magnésio, fósforo, manganês, zinco, fibras, e vitaminas E e do complexo B.
Salmão: por ter vitamina D e ser uma fonte de proteína, responsável pelo fortalecimento dos fios do cabelo e do corpo, o salmão é um ótimo alimento. O ômega 3 presente nele é um ácido graxo fundamental para o crescimento dos folículos capilares.

Além de todas essas dicas é fundamental buscar orientações de um tricologista ou dermatologista que são especialistas no tratamento para calvície e outros problemas que ocorrem nos fios do couro cabeludo ou nos fios do corpo. Entre em contato com o Dr. Otávio Boaventura do Calvície BH que realiza implante capilar BH. Leia também outros posts do blog: ‘Calvície: entenda o que causa esse problema’ e ‘Calvície feminina e implante de sobrancelhas’.