Quando a conversa gira em torno de cabelo muito se especula. Com certeza você já deve ter ouvido muitas dicas mirabolantes ou testado algum produto “milagroso” porque alguma pessoa disse que dava resultado.

Agora a dúvida que não quer calar e o tema que mais se fala é se realmente existe diferença entre o cabelo feminino e o cabelo masculino. Para que o assunto não fique apenas nas especulações, preparamos essa matéria para esclarecer as principais dúvidas que envolvem esse tema.

cabelo masculino e cabelo feminino

Bem, antes de qualquer explicação podemos dizer que a resposta é sim! Existe diferença entre o cabelo feminino e o cabelo masculino, e não se trata de diferenças estruturais. Uma das diferenças entre os cabelos dos homens e os cabelos das mulheres está na parte hormonal.

Os homens possuem a testosterona que promove mais oleosidade, pois estimula as glândulas sebáceas. O cabelo feminino e o cabelo masculino também são diferentes no que diz respeito à textura, ao crescimento e as características gerais dos fios.

Podemos dizer que uma das principais diferenças entre cabelo masculino e o cabelo feminino está na velocidade média em que os fios crescem. Se representarmos em números não se tratará de uma diferença muito grande, porém, quando comparamos o crescimento do cabelo feminino com o cabelo masculino, a diferença no tamanho dos fios se torna bastante significativa e bem visível.

Outra diferença bastante acentuada está no padrão de perda dos cabelos. Existem diferentes padrões e formas de perder o cabelo que diferenciam os cabelos masculinos dos cabelos femininos. Essa característica é chamada de padrões de calvície.

Nas mulheres costuma ocorrer a partir dos 40 anos de idade, quando os cabelos costumam cair de maneira mais significativa, principalmente devido a fatores hormonais, porém, sem um quadro aparente de calvície efetiva.

No caso dos homens, ocorre uma condição chamada popularmente de “padrão masculino de calvície”, que nada mais é do que o afinamento dos fios de maneira progressiva, até o ponto de ocorrer a queda dos cabelos, que não voltarão mais a crescer.

Estes são os fatores mais comuns que mostram as diferenças entre cabelo masculino e o cabelo feminino no que diz respeito à perda de cabelo. Entretanto, existem muitos outros padrões, a maioria ligados a uma combinação de envelhecimento, hormônios e carga genética hereditária, que também podem levar a perda dos cabelos.

Por fim, também podemos citar mais uma diferença entre o cabelo feminino e o cabelo masculino, dessa vez relacionada à textura ou espessura dos fios. Os homens costumam apresentar fios de cabelos mais grossos do que os fios de cabelos das mulheres. Essa diferença é bastante nítida quando comparada a membros que pertencem a mesma família.

Fim das especulações sobre diferenças entre o cabelo feminino e o cabelo masculino.  Você já sabe que existem sim alguns fatores que distinguem os fios dos homens dos fios das mulheres, cada um com suas características e beleza. O importante é manter os cuidados dos cabelos em dia para que eles sempre estejam saudáveis, e claro, sem nenhuma tentativa milagrosa ou mirabolante.

Veja também:

Implante capilar BH
Tricologia BH
Transplante Capilar