A calvície ou alopecia é um drama na vida de muitos homens e algumas mulheres. Diferente do que algumas pessoas pensam a queda dos cabelos não está associada ao avanço da idade e pode ser causada por diversos fatores.

Hoje vamos considerar quais são algumas das causas da calvície e o que é possível fazer para tratar a queda do cabelo. Então se você tem dúvidas sobre esse assunto, o tema de hoje poderá esclarecer boa parte delas.

Para quem ainda se pergunta o que é calvície, de maneira resumida podemos dizer que calvície é a falta de cabelos total ou parcial, que pode acontecer em ambos os sexos e em qualquer área da pele onde existam fios de cabelo. Porém, a calvície é mais comum no couro cabeludo, e é sobre as causas da calvície desse tipo que falaremos.

No Brasil mais de 30 milhões de homens sofrem com a calvície, enquanto apenas 10% da população feminina do país passa pelo mesmo problema. No caso das mulheres, a fase mais propensa para o desenvolvimento da calvície é quando ocorre a menopausa, momento em que os hormônios passam por grandes alterações.

Mas além do fator hormonal, existem outros motivos que também podem desencadear a queda dos cabelos. Algumas das outras causas da calvície são:

-genética;

-estresse;

-envelhecimento;

-falta de higiene;

-excesso de oleosidade capilar;

-química nos fios;

-tratamentos de saúde.

Se você acha que os seus cabelos estão começando a cair, a melhor maneira de identificar o que está ocasionando a calvície é por consultar um profissional da área. Um bom médico poderá diagnosticar a verdadeira causa da calvície e indicar um tratamento adequado.

Atualmente existem muitas técnicas capazes de reverter um quadro de calvície, entre as mais populares, e que são utilizadas frequentemente por quem procura tratamento, estão o micro implante capilar (MIC) e a extração da unidade folicular (FUE).  Essas técnicas são aplicadas em pessoas mais velhas e que já estão com um quadro de calvície avançado.

Quando a calvície ainda é moderada o tratamento com medicamentos é o mais recomendado, principalmente para pacientes jovens. Os remédios são extremamente eficientes quando a calvície ainda está no começo e os efeitos colaterais são bem toleráveis.

Hoje em dia, homens e mulheres que estão enfrentando a calvície não precisam mais sofrer com a ideia de ficar careca. Independente da causa da calvície, procurando por um médico especialista, é possível sim recuperar os fios de cabelos perdidos e seguir uma rotina normal com os novos cabelos.

Veja também:

Implante capilar BH
Tricologia BH