Clique e ligamos para você
Calvície BH – Tricologista BH

Calvície BH – Tricologista BH

Os cabelos são considerados símbolos de beleza e saúde e estão diretamente ligados a autoestima de homens e mulheres. A tricologia médica é uma subespecialidade da Dermatologia que estuda e trata as patologias que acometem os fios, pelos, cabelos e couro cabeludo. A tricologia BH é uma especialidade crescente em diversos países, e estuda a maneira mais efetiva de tratar os problemas capilares. Existem inúmeros recursos de pesquisas e estudos que ajudam o dermatologista especialista nesta área a reconhecer e tratar as diversas doenças do cabelo. Ao apresentar queda capilar excessiva, afinamento dos fios ou falhas capilares (alopécia ou calvície) é recomendado que se faça uma avaliação com o Médico Tricologista BH.

tricologista BH - tricologia capilar

Tricologista BH.

 

Para o que serve a Tricologia Capilar?

A tricologia capilar tem o propósito de estudar pelos e cabelos e consequentemente, todos os problemas que eles proporcionam. A tricologia capilar engloba diversos profissionais ligados a ciências biológicas, como biólogos, farmacêuticos, dermatologistas, químicos e diversas outras áreas. Além disso, a tricologia capilar ainda engloba os profissionais da área de estética.

A tricologia capilar trabalha com o diagnóstico e tratamento de fatores relacionados a queda de cabelo, não só no couro cabeludo, mas também nos demais pelos do corpo.

Como é a consulta?

Na clínica de tricologia BH é realizada avaliação detalhada e o exame de Tricoscopia digital feito pelo médico utilizando um aparelho com lentes de aumento de até 70x para ajudar no diagnóstico correto da queda capilar. Além disso, vários exames são solicitados, dependendo de cada caso, e até mesmo uma biópsia do couro cabeludo pode ser necessária em alguns pacientes.

Existem várias causas de quedas capilares (alopécia). Os diagnósticos mais frequentes são o Eflúvio telógeno e a Alopécia androgenética ou também chamada Calvície. (Você pode saber mais sobre a calvície clicando aqui). O Eflúvio telógeno é o aumento do número de fios na fase de queda. Os pacientes podem apresentar queda de mais de 200-300 fios ao dia. Na consulta, seu médico irá investigar as possíveis causas que vão desde alterações nutricionais, alterações hormonais, uso de alguns medicamentos, infecções, estresse psicológico e outros. Um grupo importante de alopécias são as chamadas cicatriciais, que englobam doenças que podem deixar falhas capilares definitivas (como o Liquen plano pilar e o Lupus cutâneo). Em todos os casos, é importante o diagnóstico precoce para se aumentar a chance de sucesso no tratamento capilar.

Damos importância também para as falhas nas sobrancelhas que podem representar sinais de doenças dermatológicas importantes.

O tratamento na Tricologia médica

Após um diagnóstico correto, o Médico tricologista BH poderá indicar desde tratamentos clínicos com soluções, medicamentos orais ou injetáveis, tratamentos minimamente invasivos e até o Implante capilar / Transplante capilar.

Dentre os tratamentos de tricologia BH minimamente invasivos o médico pode realizar microagulhamento, aplicação de lasers e injeção de medicamentos diretamente na pele do couro cabeludo com aparelho específico (MMP®). Todo o tratamento é elaborado de forma individualizada, direcionada e dinâmica.  Além disso, nas consultas de reavaliação o médico pode também acompanhar a evolução do crescimento e aumento da densidade dos fios com a Tricoscopia digital.

tricologista BH - tricologia capilar

Tricologista BH.

Um pouco mais sobre tricologia

O que é tricologia?

Tricologia é a área da medicina e ciência que é responsável pelos estudos de pelos e cabelos do corpo, assim como problemas relacionados a eles. A principal função do tricologista é solucionar os principais problemas capilares dos pacientes. A tricologia cuida da área estética do cabelo, assim como é responsável por cuidar dos fios e couro cabeludo.

O tricologista orienta os pacientes para conduzir o tratamento da melhor forma possível, trazendo resultados cada vez mais eficientes e naturais. Muitas vezes o médico tricologista também é responsável por indicar as principais mudanças nos hábitos dos pacientes visando sempre o melhor resultado possível do tratamento.
Nosso principal objetivo é realizar o melhor tratamento capilar possível para nossos pacientes, a fim de recuperar a saúde do couro cabeludo e dos fios através de algumas técnicas específicas, como o tratamento a laser, desobstrução folicular e diversas outras.

tricologista BH - tricologia capilar

Tricologista BH.

Tricologia biodinâmica

A função da tricologia biodinâmica é estudar toda a estrutura do couro cabeludo, bem como a distribuição e todo tipo de alteração no padrão e estrutura capilar de determinado paciente, para que dessa forma, seja possível um diagnóstico para um tratamento precoce para qualquer problema futuro que o paciente possa ter.

A estrutura capilar é composta de vários componentes, desde proteína, água, queratina e pigmentos. A estrutura capilar em si é composta de medula, córtex e cutícula.

tricologista BH - tricologia capilar

Tricologista BH.

 

Principais diagnósticos da tricologia BH

  • Eflúvio telógeno
  • Calvície feminina (alopécia de padrão feminino)
  • Calvície masculina (alopecia androgenética masculina)
  • Foliculite queloidiana da nuca
  • Foliculite decalvante
  • Foliculite abscedante
  • Líquen plano pilar
  • Dermatofitose do couro cabeludo
  • Alopecia de tração
  • Alopecia cicatricial central centrífuga
  • Lúpus eritematoso cutâneo crônico/lúpus discoide
  • Alopecia frontal fibrosante
  • Alopecia areata
  • Dermatite seborreica
  • Psoríase do couro cabeludo
  • Tricotilomania
Dra Luiza Ottoni, médica pela UFMG, dermatologista pela SBD, tricologista pela USP, responsável pelo mapeamento digital e tratamento clínico das desordens do couro cabeludo.

Dra Luiza Ottoni, médica pela UFMG, dermatologista pela SBD, tricologista pela USP, responsável pelo mapeamento digital e tratamento clínico das desordens do couro cabeludo. Atua com tricologia em BH

Mapa da Tricologia