Já se deparou com algum mito sobre queda de cabelo que te deixou com a pulguinha atrás da orelha? Todos nós, não é mesmo? Mas a partir de hoje você não vai precisar se preocupar com pelo menos 15 desses mitos. Nós vamos revelar algumas verdades sobre a queda de cabelo. Venha conosco!

-Existe tratamento para queda de cabelo?

Verdade ✓

A tecnologia desenvolveu muitos tratamentos para queda de cabelo, desde loções até lasers e medicamentos. Os profissionais da área aliados aos recursos disponíveis conseguem atrasar a calvície, portanto, o tratamento para o problema é uma verdade sobre a queda de cabelo.

-Usar tintura colabora com a queda de cabelo?

Verdade ✓

Usar qualquer produto químico nos fios capilares pode colaborar com a queda de cabelo. Tingir os cabelos afeta as hastes dos fios, ocasionando perda de brilho e enfraquecimento, podendo chegar a queda do cabelo por quebra do fio. Sendo assim, se não há necessidade, evite tingir o cabelo para não enfraquecer os fios. Essa é mais uma verdade sobre a queda de cabelo.

-Caspa e seborreia fazem cair o cabelo e não existe tratamento.

Mito ✓

Essa afirmação é um mito sobre a queda de cabelo. Existem sim medicamentos e loções que ajudam a combater essas doenças e a mantê-las controladas. O primeiro passo é procurar um médico, ele prescreverá o tratamento mais adequado.

-Usar secador e chapinha todos os dias aumenta a chance de queda de cabelo.

Mito ✓

Mais um mito sobre a queda de cabelo. É o mau uso dos itens que pode ocasionar a queda de cabelo. Por exemplo, o secador e a chapinha em temperaturas muito quentes pode desidratar os fios e torná-los quebradiços. Para evitar a queda de cabelo por esse motivo, não use os aparelhos nas temperaturas mais altas e passe um protetor térmico nos fios.

-Dietas extremas pode ocasionar a queda de cabelo?

Verdade ✓

A alimentação influencia muito na saúde dos cabelos. Comer bem e usar bons produtos deixa os fios bonitos e viçosos, porém, se alimentar de maneira errada ou fazer dietas radicais pode sim ocasionar a perda dos fios. Essa é mais uma verdade sobre a queda de cabelo.

-Lavar a cabeça com água quente provoca queda de cabelo.

Mito ✓

Esse mito sobre a queda de cabelo é o que a gente mais ouve falar. Mas, para a surpresa de muitas pessoas, a água quente não provoca a queda de cabelo. Porém, se você tem dermatite seborreica o ideal é lavar os fios com água morna, pois a água quente estimula a oleosidade, o que pode intensificar a doença e favorecer a queda de cabelo.

-O estresse pode colaborar com a queda de cabelo?

Verdade ✓

Essa é uma grande verdade sobre a queda de cabelo. O estresse é um dos motivos que fazem o cabelo cair. Por isso, tente levar uma vida mais tranquila! Praticar alguma atividade física ajuda a controlar o estresse e consequentemente a queda de cabelo.

-Lavar o cabelo todo dia estraga a raiz e faz o cabelo cair.

Mito ✓

Outro mito sobre a queda de cabelo. Lavar os cabelos todos os dias não provoca a queda de cabelo. Pelo contrário, se o seu cabelo for oleoso, ele precisará ser lavado todos os dias para retirar o excesso de sebo produzido pelo couro cabeludo, pois, isso sim pode prejudicar os fios e causar a queda de cabelo.

-Usar condicionador pode causar queda de cabelo.

Mito ✓

O condicionador não causa queda dos fios, esse é mais um mito sobre a queda de cabelo. Mas, atente-se para não usar o produto na raiz.

-O cabelo pode cair após o parto?

Verdade ✓

Sim, essa é uma verdade sobre a queda de cabelo! Isso se chama eflúvio telógen, e acontece pelo estresse gerado pelo parto. Se você estiver passando por isso, pode ficar tranquila, pois os cabelos vão voltar a crescer normalmente.

-Lavar o cabelo com água fria deixa o cabelo com mais brilho?

Verdade ✓

A água fria ajuda a fechar as cutículas dos fios e a manter a hidratação, é por isso que o cabelo fica com mais brilho quando é lavado em água gelada. Aliás, essa é a temperatura ideal para lavar os cabelos.

-O cloro deixa o cabelo verde.

Mito ✓

Não é o cloro que faz o cabelo ficar verde, mas o sulfato de cobre, que também é usado para tratar a água da piscina. Esse metal adere à queratina do cabelo, deixando a pigmentação do fio esverdeada (principalmente dos fios loiros).

-Usar escova de cerdas naturais proporciona brilho ao cabelo?

Verdade ✓

As escovas com cerdas naturais dão polimento a fibra do cabelo, espalhando melhor a oleosidade natural dos cabelos, o resultado é um brilho ainda maior do que os das escovas de cerdas sintéticas.

-O talco ajuda a tirar a oleosidade do cabelo?

Verdade ✓

Sim! O talco absorve a umidade que está no cabelo, removendo o óleo que fica no couro cabeludo.

-Lavar os fios com água quente aumenta a oleosidade e ocasiona a queda de cabelo.

Mito ✓

Mais um mito sobre a queda de cabelo que você não precisará se preocupar mais. A água quente não provoca a queda de cabelo, mas o brilho dele pode ser prejudicado, uma vez que a água quente dilata as cutículas do fio. Essa dilatação também pode deixar o cabelo mais ressecado e propenso a pontas duplas.

Gostou de ficar por dentro dos mitos e verdades sobre a queda de cabelo? Agora você já está por dentro de 15 temas sobre queda de cabelo que talvez lhe causassem bastante receio.