Não é preciso observar muito as pessoas para notar que existem muitos cabelos diferentes, cada tipo de cabelo com a sua beleza e as suas características. O Brasil é um dos países onde é possível ver essa variedade por todos os cantos, a mistura de raças tão presente no país fez com que os cabelos diferentes se tornassem bastante comuns.

tipos de cabelos

Há tempos atrás costumávamos dizer que havia cabelos afro, cabelos crespos, cabelos cacheados, cabelos lisos e cabelos ondulados. Porém, isso mudou! Atualmente os cabelos recebem classificações que ajudam não só a identificar o tipo de cabelo, mas também contribui para saber qual é a melhor maneira de cuidar dos fios. Essa classificação de cabelos foi desenvolvida nos Estados Unidos e separa cada um dos tipos de cabelos diferentes em categorias, de acordo com a textura do fio. O que é levado em conta é o tamanho do cacho formado: quanto menor, maior o número dentro da classificação. Entenda como funciona!

Tipos de cabelo 1: cabelos lisos

tipos de cabelo

O tipo 1A caracteriza os cabelos extremamente lisos, finos e sem volume. Esse tipo de cabelo não costuma segurar penteados e nem modelagens. A dica para manter a beleza desse cabelo é não usar nada que tenha óleo mineral, parafina ou produtos que pesem nos fios.

O tipo de cabelo 1B é liso, mas possui um pouco mais de balanço. As pontas podem ser levemente onduladas e o cabelo costuma ser fácil de lidar. A dica de beleza para esses fios é manter a hidratação e o corte em dia para fugir das pontas duplas.

O tipo 1C caracteriza o cabelo liso com fios bem grossos. Os cabelos do tipo 1C tendem a armar com facilidade e costumam ser mais volumosos. Como dica de beleza use mousse, spray salino e outros produtos que dão textura aos fios.

Tipos de cabelo 2: cabelos ondulados.

tipos-de-cabelos-ondulados

Os cabelos do tipo 2A são os cabelos com ondas marcadas, também são fáceis de modelar e não possuem muito volume. Para manter a beleza dos fios ou deixar o cabelo diferente, com uma textura mais definida, o indicado é usar produtos leves e em pouca quantidade. Recomenda-se mousse, gel e loções, ao invés de cremes e manteigas.

Os cabelos do tipo 2B são os ondulados que formam alguns cachos. Geralmente, esse tipo de cabelo fica com cachos ainda mais definidos quando se usa um ativador. O tipo 2B tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado. Os produtos ideais são aqueles a base de gel ou mousse e finalizadores anti frizz, que não deixam o cabelo diferente, mas ajudam a manter a beleza do formato original.

Os cabelos do tipo 2C são quase totalmente cacheados, os fios formam cachos em forma de S, portanto não chegam a ser um espiral completo. Para manter a beleza dos fios em dia escolha leave-ins leves que não pesem nos fios. Evite os cremes para cabelo cacheado, eles são muito hidratantes e acabam deixando os cabelos tipo 2C oleosos e sem volume.

Tipo de cabelo 3: cabelos cacheados.

tipos de cabelo

O tipo de cabelo 3A caracteriza-se pelo cacho que parece uma mola. Os fios dos cabelos cacheados tipo 3A são finos e quebram facilmente. Para manter a beleza natural do cabelo cacheado os produtos ideais são os géis, leave-ins e cremes ativadores de cachos.

Os cabelos cacheados 3B têm os cachos bem formados, estreitos e regulares. Esse tipo se torna um cabelo diferente do 3A devido ao fio mais grosso, que deixa os cachos mais fechados. É um tipo de cabelo cacheado que se dá bem com fitagem e cremes mais hidratantes.

O tipo de cabelo 3C caracteriza-se por fios pequenos e ainda mais apertados. Os cabelos cacheados do tipo 3C têm fios finos e mais frágeis, por isso a hidratação é recomendada para manter a beleza desse cabelo. Para definir e deixar o cabelo diferente prefira produtos mais densos, como cremes, manteigas e óleos.

Tipos de cabelo 4: cabelos crespos.

tipos de cabelo

O tipo 4 classifica o cabelo crespo ou cabelo afro. Os cabelos crespos 4A tem o cacho extremamente apertado e com balanço. Não é o tipo de cabelo ideal para fazer um Black Power, como nos cabelos afro, pois as mechas crescem para baixo. Também não se recomenda remover a oleosidade natural dos fios, o ideal é evitar lavar os cabelos todo dia ou até aderir ao método co-wash (lavar apenas com um condicionador adequado para o tipo de cabelo). Para manter a beleza dos cabelos crespos abuse da hidratação.

O tipo de cabelo 4B tem as mechas em formato de zigue-zague, e o cabelo tende a ser mais armado do que o tipo 4A. Quando escolher o shampoo, opte por algum que seja denso e cremoso, para intensificar a beleza dos fios e deixá-los com a aparência saudável e hidratada. Se quiser estilizar os fios e deixar o cabelo diferente use leites e manteigas específicas para cabelos crespos ou cabelos afros.

O tipo 4C é o cabelo extremamente crespo, sem definição, que não forma cachos. Porém, com o corte certo é possível explorar a estrutura do cabelo afro, por exemplo, usando um bonito Black Power.  Assim como o cabelo 4B o tipo 4C precisa de produtos com base bem hidratante, como macadâmia e abacate para ressaltar ainda mais a beleza.

Agora tente identificar o seu tipo de cabelo! Com essas informações do Calvície BH vai ficar bem fácil conhecer o grupo ao qual pertence o seu cabelo e aprender a cuidar bem dele. Não perca e veja os outros temas do blog.

Veja também:

Implante capilar BH
Tricologia BH
Transplante Capilar