Icone - Telefone (31) 2512-8907 Icone - WhatsApp (31) 9.9880-8907 Icone - Facebook Icone - Instagram

Microagulhamento Capilar: o que é e como ele funciona?

Homem realizando microagulhamento

Muitos são os métodos criados para ajudar as pessoas, uma vez que a queda de cabelo pode trazer danos para a nossa autoestima. Afinal, ninguém gosta de conviver com as “entradas” de calvície, certo? Para acabar com isso que o Microagulhamento Capilar existe!

Realizado em várias sessões (o tratamento varia de acordo com cada condição), são feitas várias perfurações no couro cabeludo das pessoas com foco no estímulo da produção de colágeno e demais hormônios que trabalham de forma benéfica nas lesões causadas pelos furos que podem vir a sangrar.  

Mas não se assuste! Geralmente o Microagulhamento Capilar é feito de forma tranquila e não são todos os pacientes que apresentam sangramentos.

Pensando em explicar mais sobre como isso é feito, resolvemos desenvolver esse texto. Leia agora e confira se ele é uma boa opção para você! 

Como surgiu o microagulhamento? 

Antes de falarmos mais sobre essa técnica que pode ajudar pessoas a acabarem com problemas de Calvície, vamos fazer uma breve viagem no tempo para entender como e quando ela surgiu. 

Têm-se dados de que o microagulhamento surgiu na China Antiga, quando os profissionais de Medicina espetavam o rosto de pessoas doentes para extrair substâncias do organismo. 

Um tempo depois, isso voltou a ser usado na Alemanha durante os anos 90, época que a marca Dermaroller desenvolveu um equipamento que era usado para fazer o Microagulhamento. Desde então esse procedimento tem ficado cada vez mais famoso, já que é rápido, seguro e eficaz. 

Os profissionais estão se especializando cada vez mais nesse procedimento e mais pessoas estão optando pelo microagulhamento capilar. 

Para que serve o Microagulhamento Capilar? 

Essa técnica pode ser usada para resolver diversos casos de calvície em homens e mulheres, já que o foco em causar propositalmente as lesões que resultarão na produção de colágeno, pode ser usado em ambos os sexos. 

O microagulhamento capilar é indicado para toda e qualquer pessoa que está apresentando queda de cabelos, mas é muito importante saber se esse realmente é o melhor caminho a ser seguido. Isso porque quedas de cabelo podem ser desencadeadas de diversos fatores, onde até mesmos traumas emocionais podem fazer com que os fios venham a cair (casos de eflúvio telógeno). 

Por isso nunca descarte a consulta com um tricologista. Esse profissional irá lhe ajudar com problemas de queda de cabelo e sempre indicar o melhor tratamento. Caso seu problema possa ser resolvido com Microagulhamento Capilar, as sessões irão começar em breve. 

Como funciona o Microagulhamento Capilar? 

Muitas pessoas podem se queixar de dores durante as primeiras sessões, mas é muito importante dizer que há anestésicos caso necessário. Antes de o procedimento começar a ser feito, é realizada uma higienização do local que vai receber o microagulhamento. 

Em seguida uma máquina/objeto com 23 microagulhas que possuem até 3mm de profundidade começa a ser passada no couro cabeludo por um especialista. Pode haver sangramentos, até porque a pele está sendo furada propositalmente. Mas não se assuste!  O sangramento do local que o microagulhamento está sendo realizado é uma resposta normal do couro cabeludo. 

Importante dizer que isso não acontece com todas as pessoas, porque cada organismo pode responder de forma diferente. Então antes de realizar qualquer sessão, sempre consulte um especialista. 

Em quais casos o microagulhamento capilar é indicado? 

Geralmente um tricologista indica esse tratamento de queda de cabelo para pessoas que não podem ou não querem passar por um procedimento mais “sério”, já que logo após a sessão é possível ir para casa. 

Mas para fazer esse procedimento é necessária uma ação importante: a pessoa deve interromper o uso de qualquer ácido na pele no período de 48-72 horas antes da aplicação.

Para todos os casos a regra é a mesma: sempre consultar um especialista para que o melhor tratamento seja indicado e feito da melhor forma possível. Há muitas empresas e pessoas que vendem o produto na internet, onde existem até mesmo quem faz o procedimento em casa. Isso é extremamente perigoso e pode trazer danos irreversíveis. Por isso sempre procure ajuda e nunca faça nada sozinha (o). 

Quanto tempo dura o tratamento de microagulhamento capilar? 

Os especialistas nesse procedimento indicam uma média de cinco sessões para que um bom resultado seja entregue, onde a queda de cabelo já começa a diminuir. As consultas e sessões são feitas uma vez por mês, ação realizada para que o couro não passe problemas de sensibilidade e acabe ficando irritado. 

Isso também é feito para que a cicatrização seja realizada, já que o local escolhido será furado e precisa de tempo para que consiga se recuperar. Nesse período de intervalo também é possível realizar um acompanhamento do tratamento. 

Então em média leva cinco meses para que seu tratamento de microagulhamento capilar seja feito. 

Antes e depois de microagulhamento capilar: depois de quantas sessões é possível fazer essa comparação? 

Geralmente na terceira ou quarta sessão já é possível realizar a comparação por meio de fotografia. Isso pode variar de acordo com o tratamento indicado pelo especialista, além do cuidado feito em casa. 

Importante dizer que não é possível fazer uma única sessão de microagulhamento capilar, então para conseguir realizar o antes e depois deve levar um tempo. Mas não se preocupe, se estiver se tratando com uma clínica/especialista de qualidade, não há motivos para temer. 

Preço de microagulhamento

O valor que você vai gastar caso tenha que realizar esse procedimento pode variar muito de acordo com o local que você visitar, já que cada profissional precifica seus serviços de acordo com observações específicas. 

Mas para que você consiga planejar quanto deve desembolsar, tenha em mente esses valores: 

  • Cada aparelho para realizar custa cerca de R$ 150,00;
  • Uma consulta está saindo em média R$ 300,00. 

Dessa forma, vai ser necessário ter esse valor para começar a se tratar com microagulhamento. 

Ainda assim ressaltamos que os preços podem aumentar com o passar do tempo, com novas tecnologias e técnicas que estão surgindo, então tenha em mente que os valores informados acima são apenas uma base do que você vai pagar. 

Protocolo de Microagulhamento capilar

Se tratando de todas as normas e regras que devem ser seguidas quando um microagulhamento capilar for realizado, é muito importante que o profissional que você optar siga o protocolo para que não aconteçam problemas que interrompam o tratamento. 

Esse protocolo consiste em quatro passos para que o microagulhamento seja feito de forma tranquilo e seja eficaz, veja abaixo como eles são executados. 

1. Higienização do paciente

Como o microagulhamento é um método que é realizado diretamente no couro cabeludo, pode acontecer de o paciente acabar levando a mão no local para acabar com uma possível coceira. Então é indicado que o profissional responsável pelo atendimento sempre faça uma limpeza de possíveis bactérias não visíveis a olho nu. É indicado o uso de alguma loção ou até mesmo álcool em gel. 

2. Limpeza do Couro Cabeludo 

Como é um procedimento que vai atuar diretamente na cabeça do paciente, é muito importante que o local que irá receber o microagulhamento esteja limpo. Por isso antes da sessão começar, é indicado que o cabelo (e principalmente o couro cabeludo) seja lavado com o auxílio de um xampu esfoliante, onde todas as células mortas serão retiradas. 

Essa lavagem deve ser feita dentro da própria clínica, então não se preocupe em fazer antes de chegar ao seu local de tratamento. Como dissemos anteriormente, será necessário apenas interromper todo contato de produtos ácidos nas 72 horas anteriores à sessão.  

3. Microagulhamento

Depois que todos os procedimentos foram realizados, é hora de finalmente o microagulhamento acontecer. Aqui o paciente não precisa fazer nada além de relaxar, e se houver algum incômodo basta sinalizar ao especialista. 

4. Pós-procedimento 

Depois da sessão ser finalizada, é normal que o couro apresente certa vermelhidão, para acabar com isso existem tônicos refrescantes. Logo após que o microagulhamento é concluído esse produto é aplicado, onde é indicado que a (o) paciente fique sem lavar o local durante 3 dias. 

Se o profissional que você escolher optar por realizar os procedimentos acima, não precisa se preocupar, pois o resultado deve ser o melhor possível. Independente se for do sexo masculino ou feminino. 

Como é realizado o microagulhamento capilar feminino? 

Não há diferença no tipo de tratamento entre homens e mulheres quanto à realização do microagulhamento capilar, mas o que pode variar é o número de sessões e a forma como o tratamento vai ser feito.

Claro que o resultado será visível com o decorrer das sessões e a qualidade do local que você optar, mas isso não deve levar muito tempo e deve acontecer logo depois de duas ou três sessões. 

Microagulhamento Capilar: cuidados 

Por ser um tratamento que “perfura” o couro cabeludo, é muito importante que todos os cuidados dados pelos profissionais sejam seguidos. Como já dissemos anteriormente, a pessoa que for passar pelo microagulhamento precisa ficar sem aplicar qualquer produto ácido no local de aplicação por no mínimo 72 horas da sessão. 

Além disso, como o local que está sendo tratado ficará sensível, é indicado que qualquer exposição ao calor e/ou sol seja descartada. Isso deve ser feito de forma rígida nos primeiros sete dias após o tratamento começar. 

Também é necessário que o couro cabeludo seja lavado apenas um tempo do procedimento, onde são indicados 3 dias para que a limpeza retorne a acontecer. 

De toda forma, siga sempre à risca todas as orientações do especialista. Ele sabe do que está falando e vai lhe ajudar a ter um tratamento sem problemas. 

Microagulhamento Capilar e alopecia

Esse procedimento pode ser utilizado para tratar problemas de Alopecia, mas é muito importante saber qual tipo dessa doença você possui e se o tratamento indicado é realmente esse. 

Caso não saiba, três são as Alopecias mais comuns: androgenética, areata e a difusa. Cada uma delas possui características e formas de serem eliminadas diferente, então sempre converse com seu especialista para saber como proceder. 

Geralmente o Microagulhamento é indicado para combater a Alopecia Androgenética, porém cada caso possui suas particularidades. 

Prós e contras do Microagulhamento Capilar 

Como qualquer tratamento, há pontos negativos e positivos para quem faz o Microagulhamento Capilar. Veja abaixo quais são e considere se isso pode lhe impedir de optar por ele. 

Pontos positivos: Caso queira acabar com as falhas o quanto antes, o microagulhamento capilar é uma boa opção. Além disso o preço também não é alto se compararmos com os procedimentos cirúrgicos, que chegam a R$ 30 mil reais. 

Pontos negativos: Esse método pode provocar dores em pessoas que possuem couro cabeludo sensível, então é muito importante saber se seu corpo aguentaria as sessões de microperfuração. Há anestésicos que ajudam nesse processo, porém procure saber dos efeitos colaterais. 

Não sabe onde fazer microagulhamento capilar? Conte com a ajuda da clínica Dr. Otávio Boaventura! 

Agora que você entendeu como funciona o Microagulhamento, falta apenas a consulta com um especialista, certo? Pois deixe esse problema de lado, a Clínica do Dr. Otávio Boaventura vai lhe orientar para conseguir encontrar um tratamento para sua calvície e alopecia. 

Nossos especialistas são formados nas melhores instituições do Brasil e do mundo, onde possuem a experiência e conhecimento necessário para que você acabe com o problema que acaba com sua autoestima. 

Contate-nos agora mesmo! Vale lembrar que nossos doutores (as) atendem em Belo Horizonte, Uberlândia e Brasília em dias específicos, então fale conosco via WhatsApp ou telefone antes de comparecer à clínica. 

Aproveitando que está em nosso site, não deixe de ler os outros conteúdos de nosso blog. Há diversos conteúdos que podem lhe orientar sobre os mais diversos problemas que envolvem queda de cabelo. 

Você também pode ficar sabendo mais sobre nosso fundador, o Dr. Otavio Boaventura e toda sua trajetória. Não deixe de acessar!

Seus cabelos estão caindo mais do que o normal? Agende uma consulta com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas agora mesmo. Nossa clínica está apta para indicar os melhores tratamentos de queda de cabelo, onde vamos analisar e indicar como seu problema pode ser resolvido. 

Ficou com alguma dúvida? Nosso time de atendimento está pronto para falar com você!

Quer ter acesso ao conteúdo VIP?

Preencha o formulário abaixo

navegação Destaque Belo Horizonte - MG
  • Icone - Endereco Av. do Contorno, 4640, 15º andar - Funcionários
  • Icone - WhatsApp (31) 99880-8907
  • Icone - Telefone (31) 2512-8907
Uberlândia - MG
  • Icone - Endereço Rua Bernardo Cupertino, nº 1514 - Osvaldo Rezende
  • Icone - WhatsApp (31) 99880-8907
  • Icone - Telefone (31) 2512-8907
Brasília - DF
  • Icone - Endereço Estamos atendendo em dias específicos na cidade de Brasília, por gentileza agendar sua consulta via WhatsApp
  • Icone - WhatsApp (31) 99880-8907

© 2018 - 2020 Clínica Calvície BH | Tratamento Capilar – Tricologia Belo Horizonte – MG

Desenvolvido por Public Online