Icone - Telefone (31) 2512-8907 Icone - WhatsApp (31) 9.9880-8907 Icone - Facebook Icone - Instagram

Queda de cabelo feminino: tem como evitar esse problema?

Mulher passando por problemas de queda de cabelo feminino

Sendo uma das características que mais influenciam em nossa autoestima, a queda de cabelo feminino é um dos acontecimentos que mais “aterrorizam” as mulheres. Caso você não saiba, é normal que haja uma queda diária de até 100 fios de cabelo. Isso pode realmente assustar, mas o problema começa mesmo quando o número de fios que caem começa a ser maior e constante.

Podendo ser originário de diversos motivos, a queda do cabelo feminino pode realmente diminuir o amor próprio, onde em casos mais graves, é indicado até mesmo um terapeuta. Pensando em lhe ajudar a identificar e até mesmo tratar esse problema, desenvolvemos este artigo. Boa leitura!

Possíveis causas da queda de cabelo feminino

Muitos podem ser os motivos do cabelo de uma mulher estar caindo, sabia? Isso porque a queda dos fios está ligada diretamente com a produção de hormônios, ação essa que pode ser afetada por diversos motivos. Dessa forma, é muito importante estar atenta a possíveis sinais e acontecimentos em nossa vida pessoal e profissional. Muitas podem ser as causas que podem desencadear um aumento na queda dos fios. 

Listamos abaixo alguns casos que podem resultar em um aumento na queda dos fios. Mas lembre-se: cada pessoa possui especificidades distintas e a consulta com um especialista não deve ser descartada. 

Eflúvio Telógeno 

Já falamos sobre isso aqui mesmo em nosso blog, mas vale a pena lembrar o que esse termo significa: sendo derivada de problemas externos, essa é condição que pode afetar não apenas mulheres, mas sim pessoas de toda e qualquer idade, onde começam a aparecer pequenos “buracos” no couro cabeludo. 

Quem apresenta casos de eflúvio telógeno pode ter quedas de cabelo durante um tempo específico, onde a cura para essa doença está relacionada diretamente com o problema que a causou, como por exemplo um trauma. Por isso, essa condição pode ser um dos motivos da queda do cabelo feminino acontecer. Leia mais sobre essa condição em nosso artigo sobre eflúvio telógeno

Gravidez e amamentação 

Como provoca alteração na produção de hormônio do corpo da mulher, a gravidez pode ser considerada uma das causas de queda do cabelo feminino. Por isso é normal que uma alteração ocorra, principalmente em períodos como início e final da gravidez. Há registros de fraqueza nos fios também no pós-parto. 

Mas apesar de estarmos falando da queda do cabelo feminino, muitos especialistas relatam que acontece uma melhora na saúde dos fios, onde os mesmos ficam mais bonitos e saudáveis. Quem está em período de gestação pode fazer o acompanhamento dos fios para perceber se a oleosidade está maior ou menor, ação que pode ser realizada logo após o banho. 

Como é indicado que grávidas não realizem procedimentos químicos no couro cabeludo, como por exemplo tingir os cabelos com produtos com amônia, é muito importante que o tratamento da queda de cabelo na gravidez aconteça com o acompanhamento de um especialista. 

Quais os tratamentos para queda de cabelo? 

Como já dissemos em outros artigos de nosso blog, o tratamento para qualquer alteração no crescimento e /ou queda dos fios vai depender muito do problema pelo qual a pessoa está passando. Como pode acontecer queda do cabelo feminino devido a problemas externos, o ideal é  que uma consulta com um especialista seja feita assim que possível.

Uma automedicação pode desencadear outros problemas e até mesmo fazer com que a queda do cabelo aumente , então a opinião de um médico pode até mesmo ajudar para que o tempo de tratamento seja reduzido. 

Existem muitos tipos de cirurgias e métodos que ajudam a impedir a queda de cabelo, como transplantes FUT e FUE com fios longos, além de Micropigmentação, que é indicada para problemas menos graves. De todos os citados, só vai ser possível dizer qual o melhor tratamento para você após uma consulta com um tricologista, profissional que é especializado em doenças do couro cabeludo. 

Mas falando em métodos naturais, existem muitas vitaminas que podem ser úteis para acabar com esse problema. Veja abaixo uma relação delas e em quais alimentos elas estão mais presentes. 

Vitamina para queda de cabelo feminino: entenda quais podem ser mais efetivas

Biotina  

A falta de Biotina no corpo de uma pessoa pode resultar em queda de cabelo, mas fique calma porque é possível recuperá-la por meio de uma alimentação saudável. Também chamada de B7, essa vitamina está presente em alimentos como arroz, sementes de girassol, Lentilhas, Amendoim, Nozes, Cevada, Ervilha, Cenoura e Aveia. Ainda não há comprovação de que a alta ingestão de alimentos com Biotina acaba com a queda de cabelo, mas sabe-se que essa vitamina aumenta a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo. 

Ferro 

Sendo responsável pela produção de hemoglobina, proteína que realiza o transporte de oxigênio na corrente sanguínea, a falta de Ferro no corpo pode resultar em queda de cabelo feminino. Você precisa entender que, a queda de cabelo é um sintoma da falta de ferro no corpo, isso porque a baixa taxa desse nutriente faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que resulta em anemia e consequentemente na queda de cabelo. Alimentos como Carne Vermelha, Vegetais verde-escuro (como brócolis, grão-de-bico, espinafre e couve), feijão e açúcar mascavo são apenas exemplos que contam com alto índice de ferro, o que pode ajudar na queda de cabelo feminino

Vitamina C 

Conhecida por combater a gripe, essa vitamina também ajuda a impedir a queda de cabelo e até mesmo crescimento das unhas. Isso porque a vitamina C estimula a produção de Colágeno no corpo, estando presente nessa proteína que impacta positivamente nosso couro cabeludo. São exemplos de alimentos ricos em Vitamina C: frutas cítricas, vegetais verde-escuro, açaí, pimenta vermelha e goiaba. 

Mas quais doenças causam queda de cabelo feminino? 

O aumento diário na queda de cabelo é um sintoma comum em algumas doenças, onde as pessoas podem apresentar falhas no couro cabeludo que desaparecem apenas com a cura ou controle da enfermidade, podendo ser também um efeito colateral de um medicamento. Reunimos abaixo quais problemas de saúde podem resultar na queda do cabelo feminino

Lúpus 

Sendo uma doença auto imune mais comum em mulheres jovens, quem é diagnosticada com Lúpus pode ter problemas de queda de cabelo, já que essa condição afeta várias partes do corpo como uma espécie de defesa. 

Basicamente, o corpo de uma pessoa que possui essa enfermidade produz mais anticorpos do que precisamos, onde acontecem problemas em diversas partes de nosso organismo, sendo uma delas o couro cabeludo. Como não possui cura, mas pode ser controlado, mulheres podem acabar com esse sintoma se fizerem um acompanhamento de perto. 

Alteração na Tireoide

Sendo uma alteração na produção de hormônio nesta (glândula), ainda não podemos dizer que a queda de cabelo está diretamente ligada a esta doença, mas o sintomas são reais. Quando são diagnosticados casos de hipertireoidismo, há um enfraquecimento dos fios que acabam resultando em uma queda. Para combater esse sintoma, alguns especialistas indicam vitaminas que impulsionam e fazem com que os fios cresçam com mais força. 

Anemia 

Sendo ligada diretamente com a baixa taxa de ferro no organismo, as pessoas que possuem Anemia podem ter uma tendência maior para desenvolverem queda dos fios, onde esse sintoma pode ser combatido com o passar do tratamento. A ingestão de alimentos ricos em ferro pode ajudar, como os citados anteriormente neste artigo. 

Depressão 

Nesse caso, a queda do cabelo feminino não é um sintoma dessa doença, mas sim uma consequência dela: como as pessoas diagnosticadas com depressão apresentam uma diminuição na alimentação, isso pode fazer com o que “buracos” no couro cabeludo apareçam. Como o corpo precisa de nutrientes para funcionar tranquilamente, é normal que ocorram aumentos nas quedas dos fios. 

Inflamação no couro cabeludo

Como este é um problema que já está acontecendo diretamente no couro cabeludo, a queda dos fios acontece mais rápida do que o “natural”, já que na teoria, os fios viriam a cair mais cedo ou mais tarde. Casos mais sérios de inflamação resultam em uma queda mais rápida, são eles: seborreia muito intensa e casos de queimadura causadas pelo sol. 

Calvície 

Sendo mais comum em homens do que em mulheres, a calvície também possui como sintoma a aparição de algumas falhas no couro cabeludo de pessoas do gênero feminino. Pode ser tratada com métodos alinhados com o tipo deste problema. 

Alopecia Areata 

Essa doença também é considerada autoimune, mas ao contrário do Lúpus, que atinge todo o corpo, esse tipo de  Alopecia pode provocar uma queda total dos pêlos do corpo. Ainda não há cura, mas algumas técnicas desenvolvidas por especialistas estão diminuindo o sintoma da queda do cabelo feminino

Sífilis

Um sintoma dessa enfermidade sexualmente transmissível, quem possui Sífilis pode ter um tipo que ataca sistemas do corpo, o que resulta em caimento total ou parcial dos fios. Quanto antes for feito diagnóstico, maiores são as chances de a queda de cabelo feminino ser impedida.

Como evitar a queda do cabelo feminino

Algumas ações que podem fazer com que esse problema seja evitado e você não sofra com isso, como por exemplo manter seu cabelo sempre limpo. Apesar de ser cansativo e demorado se os fios forem muito longos, esse é a principal ação para que seu cabelo não venha a cair. 

O uso de uma escova errada ao pentear os fios também pode fazer com que a queda apareça, uma vez que cada tipo de cabelo possui suas especificidades. Por isso consulte um especialista e não deixe de perguntar qual é o melhor tipo de produto para você. 

Outros cuidados como a redução no stress no dia a dia e não prender os fios molhados também podem fazer com que o caimento seja reduzido. A realização de exames periódicos e evitar o consumo do álcool e tabaco também pode ajudar, uma vez que substâncias alcoólicas e nicotina podem causar danos ao nosso couro cabeludo. 

Finalizando, os bons hábitos como sempre cuidar de nossa saúde mental pode resultar em um bom crescimento de nosso cabelo, assim como ter um cuidado com a alimentação. O uso correto da chapinha, como por exemplo a passá-la nos fios limpos, secos ou com uma proteção térmica pode ajudar para seus fios crescerem de forma saudável e efetiva. 

O que dizer na consulta que pode ajudar a diagnosticar  o motivo da queda do cabelo feminino? 

Quando for visitar um especialista, é muito importante ser o mais sincera possível. Sair do consultório sem dúvidas também é essencial, por esse motivo não hesite em fazer aquela pergunta ou comentário sobre queda de cabelo

As respostas também precisam ser as mais verdadeiras possíveis, já que seu relato vai servir como embasamento para o diagnóstico da doença que está causando o caimento dos seus fios. Por isso não esconda nada, o especialista está querendo apenas lhe ajudar! 

Conte com os especialistas da Clínica Dr. Otavio Boaventura para tratar a queda do cabelo feminino! 

Depois que você entendeu todos as possíveis causas e até mesmo métodos que podem ajudar a evitar que seus fios venham a cair ou ficarem fracos, o que acha de receber a opinião de uma pessoa que entende do assunto? Nossa equipe de Drs. e Dras. está pronta para te ajudar a acabar com isso! Nossos especialistas podem fazer com que sua autoestima volte a ser como era ou melhor e com certeza ter cabelos sedosos, fortes e com o brilho de antes. 

Dê adeus para os temidos “buracos” em seu couro cabeludo ao agendar uma consulta na Clínica Dr. Otavio Boaventura. Realizamos agendamentos via WhatsApp, onde você pode conversar com nosso time de atendimento  que irá direcioná-la para uma das unidades localizadas em Brasília (estamos atendendo em dias específicos na cidade de Brasília, por gentileza agendar sua consulta via WhatsApp), Belo Horizonte ou Uberlândia. Prometemos que vai valer a pena, não deixe sua beleza e bem-estar de lado! 

Você gostou do conteúdo acima? Então acesse  nosso blog e leia os outros artigos, há diversos conteúdos sobre calvície, queda de cabelo, métodos de tratamento e até mesmo todos os acontecimentos importantes de nosso fundador, Dr. Otavio Boaventura e sua equipe de especialistas. 

Aproveite e siga-nos  nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram

Quer ter acesso ao conteúdo VIP?

Preencha o formulário abaixo

navegação Destaque Belo Horizonte - MG
  • Icone - Endereco Av. do Contorno, 4640, 15º andar - Funcionários
  • Icone - WhatsApp (31) 99880-8907
  • Icone - Telefone (31) 2512-8907
Uberlândia - MG
  • Icone - Endereço Rua Bernardo Cupertino, nº 1514 - Osvaldo Rezende
  • Icone - WhatsApp (31) 99880-8907
  • Icone - Telefone (31) 2512-8907
Brasília - DF
  • Icone - Endereço Estamos atendendo em dias específicos na cidade de Brasília, por gentileza agendar sua consulta via WhatsApp
  • Icone - WhatsApp (31) 99880-8907

© 2018 - 2020 Clínica Calvície BH | Tratamento Capilar – Tricologia Belo Horizonte – MG

Desenvolvido por Public Online