TRANSPLANTE CAPILAR


O transplante capilar é um procedimento que consiste em retirar fios de cabelo de uma área da cabeça mais volumosa para corrigir uma falha ou compensar uma função perdida na região. A realização do transplante capilar em BH pode contribuir para a autoestima do paciente, proporcionando uma aparência mais rejuvenescida.

A técnica utilizada no transplante capilar em BH e em outros lugares do mundo teve início em 1939. Desde então, muitos avanços foram realizados para que o transplante de cabelos fosse aplicado no tratamento de calvície, entre outras condições que alteram a estética e o crescimento natural na região capilar.


Quando o transplante capilar é indicado?

O transplante capilar é um tratamento indicado tanto para homens quanto para mulheres com idade mínima ou superior a 25 anos. Para descobrir se o transplante de cabelos é indicado para seu caso, faz-se necessário realizar uma avaliação completa para que o médico entenda quais fatores levaram à queda ou escassez de cabelo .

Dependendo do caso, o médico pode optar por um tratamento inicial clínico com remédios específicos para retardar a queda capilar. Se não houver resultados, o profissional pode passar para o tratamento cirúrgico com o transplante de cabelos.

Resumidamente, os principais motivos que podem levar à queda de cabelo e demandar o transplante capilar em BH são:

  • Eflúvio telógeno;
  • Alopecia areata, que causa uma queda capilar localizada;
  • Alopecia cicatricial, que pode ser causada por uma tração exagerada dos cabelos (quando a mulher prende muito o cabelo, por exemplo);
  • Má alimentação;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Arrancar os cabelos de maneira compulsiva (tricotilomania);
  • Falta de atividade física;
  • Estresse, que pode acelerar a queda capilar;
  • Uso de tinturas e outros tipos de química para cabelos;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Aumento das entradas e da testa;
  • Alopecia androgenética (calvície), que acontece quando a queda capilar ocorre devido à herança genética.

Como é realizado o transplante
capilar em BH?

O processo de preparação para o transplante capilar em BH envolve várias etapas. A primeira delas é a identificação das necessidades do paciente e o alinhamento do resultado esperado com o que pode ser alcançado com a cirurgia.

Esta é uma etapa essencial, pois muitos pacientes criam uma expectativa exagerada com base no resultado atingido por uma celebridade, por exemplo. É por meio da avaliação presencial que o médico definirá a melhor abordagem para cada caso.

A segunda etapa é o desenho da área receptora, que guiará o médico durante o transplante capilar em BH. Na sequência, vem a etapa que consiste em remover os fios da área doadora do couro cabeludo do paciente. A extração pode ser realizada pela técnica FUE (Follicular Unit Extraction) ou FUT (Folicular Unit Transection).

É importante ressaltar que a escolha da área doadora segue vários critérios. Alguns deles são a inexistência do código genético para a calvície e a densidade capilar, sendo que este último difere de um paciente para outro e é avaliado conforme cada caso.

A aparência da área doadora também é levada em consideração durante o transplante capilar em BH. Antes do paciente entrar no centro cirúrgico, o médico especialista verifica como pode distribuir as perfurações na área doadora para que ela fique mais homogênea e não prejudique o resultado desejado pelo paciente.

Os folículos doadores também passam por uma separação minuciosa, considerando seus ângulos, textura e as características da área receptora. Isso porque os fios são diferentes dependendo da sua localização.

Por exemplo: os fios da nuca costumam ser mais grossos, enquanto os fios localizados acima das orelhas são mais finos. Logo, o médico analisa esses aspectos para determinar quais fios podem ser utilizados no transplante capilar em BH.

A terceira etapa consiste na colocação das unidades foliculares na área receptora fio a fio. A quantidade de unidades foliculares que será transplantada é definida pelo médico especialista. Dessa forma, o profissional faz um desenho adequado para a distribuição dos fios, proporcionando um resultado mais satisfatório.

O paciente é anestesiado antes do transplante capilar em BH e conta com a presença de uma equipe multidisciplinar composta por anestesista, cirurgião principal, auxiliar, enfermeira e até 8 técnicas. Essa equipe robusta oferece ao paciente o melhor atendimento possível, contribuindo para um resultado funcional e esteticamente natural.

Como é o pós-operatório do
transplante de cabelos?

Assim como acontece em qualquer cirurgia, a região operada fica sensível logo após o transplante de cabelos. Por conta disso, o médico passa uma série de orientações ao paciente para que ele resolva qualquer desconforto que apareça nas primeiras horas após o procedimento, como o uso de analgésico para facilitar o repouso noturno.

O pós-operatório é uma fase na qual o comprometimento do paciente é essencial para ter a melhor recuperação possível. Logo, o paciente deve adotar alguns cuidados para retomar a rotina com segurança. As principais orientações durante a recuperação do transplante capilar em BH são:

  • Ficar 1 dia em repouso, retornando ao trabalho no segundo dia;
  • Manter uma hidratação elevada;
  • Retomar a musculação após 3 dias caso o transplante tenha sido feito com a técnica FUE;
  • Manter uma hidratação elevada;
  • Retomar a musculação após 3 dias caso o transplante tenha sido feito com a técnica FUE;
  • Retomar a musculação após 30 dias em casos de transplante com a técnica FUT;
  • Evitar exercícios com muito contato físico — como lutas, por exemplo — durante 30 dias.

A cicatriz do procedimento passa por uma evolução que é natural durante a recuperação, adquirindo um aspecto mais fino nos primeiros 15 dias, adotando uma coloração avermelhada e depois clareando totalmente. O processo de cicatrização é imperceptível, uma vez que os cabelos ajudam a “encobrir” a sutura. Os pontos não necessitam de remoção e caem de maneira espontânea dentro de 20 dias, aproximadamente.

Os efeitos do transplante capilar em BH começam a aparecer 60 dias após o procedimento. O resultado completo fica mais visível dentro de 12 meses.

Por conta de todo o cuidado por parte do médico antes, durante e após o transplante capilar em BH, o paciente consegue recuperar o crescimento natural dos cabelos e sua autoestima. Caso queira se o transplante de cabelos é indicado para você, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Otávio Boaventura.

Dr. Otávio Boaventura © 2021. Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Agência M.SEO
WhatsappFale
Conosco